Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, o juiz da Vara Criminal de Caicó Luiz Cândido de Andrade Vilaça avaliou de forma positiva a reunião que teve, nesta tarde de quinta-feira (02) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Da reunião, ainda participaram o prefeito Roberto Germano, o presidente da Câmara Municipal, Lobão Filho e o ex-deputado Álvaro Dias.
Como o Blog já tinha adiantado, na reunião o juiz aproveitou para transmitir ao deputado a situação que a segurança de Caicó se encontra. “Passei pra ele as minhas impressões sobre a necessidade de aumento da segurança para a população. A questão da melhoria do sistema carcerário, também com objetivo de diminuir a criminalidade e a sociedade poder ficar mais tranqüila. E tentar sensibilizá-lo quanto à situação de que uma cidade importante como Caicó merece um pouco mais de atenção do Governo quanto à segurança”, explicou.
Para o juiz, agora não adianta lamentar como fazem algumas instituições o fato de Caicó ter sido escolhida para abrigar um presídio do tamanho do “Pereirão”. “Se Caicó foi escolhida para comportar esse presídio, é importante que se der as condições necessárias para que ele não se torne uma coisa voltada ao prejuízo social de Caicó, uma coisa que tire a tranqüilidade geral da população”.
Luiz Cândido acredita que um projeto bem elaborado pelo setor de engenharia do Governo do Estado poderá resolver muitos dos problemas do atual presídio de Caicó. “Em engenharia tudo é possível, um engenheiro civil qualificado teria condições de consertar esse presídio. A questão é que precisa de boa vontade do Governo, que precisa parar e entender a necessidade de se fazer esse investimento. Porque sem esse investimento as condições tendem a piorar, e uma vez piorando, ficaremos sem controle da criminalidade”, finalizou.